Tipos de Chinchilas

Chinchilla real: Foi a maior chinchila conhecida entre as espécies, chegavam a medir 38 cm. Esta espécie vivia nos mais altos cumes da Cordilheira dos Andes. Possuía pelos muito compridos e densos, as orelhas eram grandes e redondas chegando aos 4 cm, a cauda media 7 cm mas parecia mais longa devido ao comprimento dos pelos. O ultimo animal desta espécie foi encontrado na Cordilheira Real, esta espécie esta extinta.
Chinchilla Brevicaudata: Denominada também de "chinchila verdadeira". Habitam em estado selvagem nas montanhas do Peru, Bolívia, Chile e Argentina.Medindo cerca de 32 cm, e pesando cerca de 800 gr a sua cauda é formada por 10 vértebras coccigeas tendo por isso também a denominação de brevicauda ou cauda curta. O seu pelo é mais longo e mais denso que o da chinchila lanigera aparentando ter um maior tamanho que na realidade. Possuía uma cabeça achatada e um pescoço curto e grosso. Suas orelhas eram pequenas, arredondas e mal sobressaiam da cabeça para que não congelassem. A sua gestação era de 128 dias e nascia apenas 1 cria, pois o frio muito intenso não permitia que a progenitora pudesse criar mais de 1 filhote. A sua esperança media de vida é de 8 anos mas á relatos de algumas terem atingido os 14 anos.
Chinchilla Lanígera: O seu corpo mede cerca de 26 cm. A diferença fundamental da chinchila lanigera em relação ás de mais espécies é a sua cauda que mede cerca de 14 cm e é costituida por 24 vértebras coccigeas. As suas orelhas são grandes com 5 cm de largura, os seus bigodes medem 13 cm. O seu período de gestação é de 111 dias e teem por norma 2 crias por parto (em estado selvagem).A sua esperança média de vida é de 10 a 14 anos. O peso médio dos machos ronda as 367 e 490 gr e o das fêmea ronda as 375 e 450 gr em estado selvagem. As chinchilas domesticas são maiores tendo o seu peso sido praticamente duplicado através de criadores e também apresentam maior dimorfismo sexual que as selvagens. Em estado selvagem a chinchila lanígera demonstra uma resistência extraordinária com temperaturas extremas, aguentando até -19º C nocturnos e 24º C diurnos.
Chinchilla Doméstica: Todas as chinchilas domesticas existentes no mundo provêm dos 11 exemplares que Mathias F. Chapman capturou no inicio do séc. XX. Em adultas pesam entre 400 e 800 gr, pesando os machos 400 a 600 gr e as fêmeas 600 a 800 gr (em casos excepcionais podem chegar as 1000 gr), podendo sempre haver excepções com machos maiores e mais pesados e fêmeas mais pequenas e leves. Tal como no estado selvagem o período de gestação é de 111 dias, teem por norma 2 crias por parto (os partos podem variar de 1 a 6 crias sendo que no máximo o mais comum é de 4 crias e podem não sobreviver todas caso não se recorra a alimentação manual). Originalmente todas as chinchilas eram de cor cizento standard mas com o aprimorar dos criadores (inicialmente para o mercado de peles e mais tarde como animal pet) foram aparecendo uma enorme variedade de mutuações (mosaico, beje, ébano, violeta, blue diamond, etc...). A chinchila domestica pode viver até aos 20 anos desde que bem cuidadas. O record conhecido mundialmente da chinchila mais velha é de 23 anos tendo esta já falecido.