Convulsões

Infelizmente cada vez mais ouvimos falar em convulsões nas chinchilas. Essas convulsões podem ser causadas por vários factores. As convulsões são caracterizadas por ataques que podem durar alguns segundos ou ate quinze minutos, estes ataques podem apresentar-se com mais ou menos frequência gerando convulsões repetitivas que podem deixar sequelas ou ate mesmo serem fatais. Nessas convulsões voce pode notar que seu chinchila perde o equilíbrio, pode começar a tremer ou a contorcer-se e tem dificuldade em se locomover.
As principais causas para o aparecimento desta doença são:
Carências de vitaminas (certifique-se que proporciona uma alimentação correta a sua chinchila).
Excesso de actividade física ( atenção aos tempos de passeio principalmente nos dias de maior calor).
Consanguinidade (certifique-se de quem são os progenitores e qual a herança genética da chinchila em questão), lembre-se que criações com consanguinidade acarretam graves consequências em termos de saúde para uma chinchila.
Ou em casos mais graves essas convulsões podem ser sequela de hemorragias ou temores cerebrais ou ate mesmo doenças cardíacas.
Se verificar que a sua chinchila esta a ter uma convulsão mantenha a calma deixe-a ficar deitada num local confortável e tente não incomodar nem a stressar. Contacte de imediato um veterinário de exóticos e explique a gravidade da situação, (relembramos que sair correndo sem saber se o medico nos vai atender só vai stressar e piorar o estado do animal). Normalmente o tratamento destes casos passa por um suplemento vitaminico no entanto é sempre necessário exames médicos ate para ver se existem sequelas ja que algumas convulsões teem consequências irreversíveis.
Créditos da foto: kennynha