Chinchila ao microscópio

Cauda: Mede entre 15 e 20 cm. Quase tão grande quanto o seu corpo , a cauda serve como um contrapeso ou pêndulo quando a chinchila salta ou esta em equilíbrio. permite também perceber o estado de humor da chinchila pelos movimentos de sua cauda, ( ex: quando quer acasalar abana a cauda freneticamente e emite um som característico).
Pele: É o animal com maior densidade de pelo por centímetro quadrado(ate 60 pelos por folículo e 20.000 fios por cm2). É a protecção ideal contra o frio. Os banhos secos proporcionam um pelo macio e sedoso.
Orelhas: Suas orelhas grandes cerca de 4 a 5 cm permite ouvir sons de predadores bastante distantes. Elas também servem como um regulador térmico permitindo ver quando a chinchila esta com excesso de calor através dos vasos sanguíneos que ficam mais salientes e visíveis.
Olhos: Os olhos grandes permite á chinchila ver bem com pouca luz (já que é um animal nocturno). Colocada numa posição ideal da a chinchila oportunidade de ter um campo de visão suficientemente grande para antecipar qualquer ataque de um predador-
Nariz: A chinchila adora cheirar qualquer objecto, alimento ou companheiro. É através do cheiro que as chinchilas se reconhecem.
Bigodes: Chegam a medir cerca de 13 cm. Servem para guiar a chinchilla e medir distancias durante a noite.
Patas: Suas patas dianteiras são parecidas com pequenas mãos. A chinchilas usam as mãos para trazer o alimento ate a boca. Nas patas traseiras tem pequenas almofadas que servem como apoio/molas quando a chinchila pula.
Peso: O peso varia entre as 450 gr e as 800 gr (podendo haver excepções), normalmente os machos são mais pequenos e leves que as fêmeas. A variação de peso e tamanho depende muito da genética dos antepassados do animal.
Idade: A expectativa de vida esta entre os 15 e 20 anos desde que o animal tenha uma alimentação e estilo de vida cuidado e adequado. A expectativa de vida da chinchila tem vindo a descer devido a enormes factores sendo eles a alimentação, genética, higiene, etc.
Sexualidade: A chinchila entra na adolescência entre os 4 e os 6 meses mas ATENÇÃO nunca deve juntar uma fêmea com menos de 8 meses ( só nessa altura é que o seu sistema reprodutor esta completamente desenvolvido) com um macho com mais de 3 meses. Em caso de ter casais deve separar o macho depois de cada parto durante o período de cio da fêmea pelo menos nos 3 primeiros meses, gravidezes seguidas leva a fêmea a um grande desgaste e não deixa a fêmea recuperar convenientemente para um parto seguinte.
Sexo: Os órgãos sexuais são muito parecidos, sendo a sua distinção possível através da visualização da distancia do órgão genital do ânus. No caso do macho existe uma maior distancia entre o pénis e o ânus, já na fêmea a vagina é praticamente colada com o ânus. Quando o macho se torna mais adulto também começa a ser possível ver os seus testículos que a chinchila tem a possibilidade de manter recolhidos.
Gestação: Tem uma gestação de 111 dias. E teem cerca de 1 a 3 crias por parto, ( podendo o numero variar de 1 a 6 crias em casos excepcionais). As crias já nascem totalmente formadas, cobertas de pelo, olhos abertos e passados poucos minutos da hora do parto já estão a andar pela gaiola dependendo da mãe só para alimentação visto as chinchilas mamarem. Teem 6 mamilos mas só dois dos mamilos são principais.