Check Up!!!

A chinchila é um animal que tende a esconder a dor e os sinais de doença.
Como tal a sua chinchila deve ser bem observada pelo menos uma vez na semana à procura de qualquer sinal de anormalidade.
As patas, dentes, orelhas e olhos das chinchilas devem ser observados atentamente com regularidade. Com a presença de madeiras, serradura e areia de banho há a possibilidade das patas ficarem mais ressequidas.
As prateleiras e o fundo da gaiola devem ser mantidos limpos para evitar que sujem as patas e no caso do bebedouro pingar evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Se a sua chinchila tiver as patas ou orelhas ressequidas pode passar um pouco de óleo de amêndoas doce ou balsamo ou ate mesmo vaselina ou ate mesmo em ultimo caso creme hidratante com ph neutro (nunca aplique nada que contenha alo é vera que é tóxico para as chinchilas).
Os olhos e as orelhas das chinchilas necessitam de um controlo frequente.
Deve se vigiar se os olhos estão limpos e que não contém grãos de areia que se tivessem alojado e estejam a irritar a mucosa e produzir uma conjuntivite.
Nas orelhas também se deve controlar se não tem nenhuma ferida ou irritação.
Se houver presença de grãos de areia nos olhos deve-se tentar retirar com um cotonete húmido com soro fisiológico.
Não usar chá de camomila que pode secar e ate cegar o olho.
 Em caso de irritação persistente deve-se levar ao veterinário para evitar uma conjuntivite grave ou outros problemas mais graves.
Verifique os dentes, certifique-se que não estão muito grandes nem demasiado curvados confirme se algum dente está partido.
A cor dos dentes deve ser alaranjada, este tom dos dentes indica-nos que a chinchila ta com um bom valor de nutrientes.
Caso os dentes da sua chinchila apresentem uma cor esbranquiçada deve procurar o veterinário para fazer analises a sua chinchila ta com carências nutricionais.
Deve-se também verificar no check up semanal se o pelo não tem falas pois pode ser um sinal de fungos, micoses ou brigas.
Também se deve ter em atenção se o pelo da chinchila aparece ruído é um dos sintomas que a chinchila apresenta quando é vitima de stress.
O corpo da sua chinchila também deve ser todo apalpado para ver se há sinais de hematomas, feridas ou se a pele da chinchila apresenta vermelhidão ou casquinha provenientes de fungos e bactérias.
No caso de ter um macho deve também verificar o pénis dele para confirmar se não tem o anel de pelo que quando muito apertado a chinchila não consegue remover sozinho e pode levar a danos graves nos órgãos sexuais do animal.
Deve finalizar esta vistoria semanal pesando a sua chinchila para controle do peso.
Perdas de peso significativas nas chinchilas podem ser os primeiros sintomas de problemas de intestinos ou dentes deve procurar ajuda de um veterinário especializado com urgência.
Lembre-se de ter sempre a mão um contacto de um veterinário para casos de emergência e uma transportadora que deve sempre conter bebedouro e feno para um transporte adequado e seguro da sua chinchila.